Sinopse
Apesar da crescente homogeneização cultural causada pela globalização, muitos costumes locais resistem às intervenções externas. Eles são produto de um inegável contexto histórico e cabe ao visitante buscar conhecê-lo para compreendê-lo. Hábitos e comportamentos distintos devem ser respeitados, porém, essa tarefa pode não ser tão fácil quando o choque cultural for grande. O ideal é estar o mais informado possível sobre o país a ser visitado. Assim, evita-se ofender o próximo e sentir-se ofendido à toa, além de ampliar sua bagagem cultural e aumentar as chances de fechar um negócio internacional. Gafes podem ser apenas constrangedoras. O problema é quando são agressivas e, em alguns casos, desastrosas. O livro Viagem sem gafe – descubra como se comportar da América Latina a Ásia ajuda, e muito, a evitar tais dores de cabeça.
Se você colocar qualquer meia velha ao se calçar antes de visitar algum amigo árabe ou japonês em sua residência, o máximo que poderá acontecer será o sentimento de vergonha quando o anfitrião pedir para retirar os sapatos antes de entrar na casa. Vale lembrar que o mesmo procedimento é adotado em mesquitas e templos budistas.
Já num encontro formal, uma gafe pode arruinar o sucesso de uma viagem de negócios. Seja cuidadoso com gestos de generosidade, por exemplo. Em lugares como Malásia e Paraguai, onde a corrupção é endêmica e reconhecida como problema nacional, presentes podem se tornar escândalos na imprensa nacional por serem vistos como propinas.
Dados
Título original: Going Dutch In Beiijing
ISBN: 9788525044211
Segmento Específico:
Idioma: Português
Encadernação: Brochura
Formato: 13,5 x 20,5
Páginas: 246
Ano de obra / copyright: 2008
Coleção:
Ano de edição: 2008
Edição: 1ª
Região:
Idioma:
Legenda:
País de produção:
Formato de tela:
Áudio Original:
Tempo de Duração:
Quantidade de discos:
Selo:
Código:
Faixa Etária:
Material Adicional: