O FIM DA CLASSE MEDIA: A FRAGMENTAÇAO DAS ELITES E O ESGOTAMENTO DE UM MODELO QUE JA NAO CONSTROI SOCIEDADES - 1ªED.(2020) - Christophe Guilluy - Livro

O FIM DA CLASSE MEDIA: A FRAGMENTAÇAO DAS ELITES E O ESGOTAMENTO DE UM MODELO QUE JA NAO CONSTROI SOCIEDADES - 1ªED.(2020)

Autor: Christophe Guilluy
Editora: Record

Postagem: 1 dia útil

De: R$ 59,90

Por: R$ 50,92

em até 3x sem juros

Entrega = postagem + transporte, pesquise para seu CEP:

Sinopse

Christophe Guilly amplia sua reflexão para um escopo internacional: Brexit, as eleições de Trump e Bolsonaro e a ascensão do Vox na Espanha refletem o caráter global do do desprezo da mídia pelas classes populares.

Há alguns anos, o geógrafo Christophe Guilly cunhou o conceito de ”França periférica“ e enfatizou o perigo do desprezo da mídia pelas classes populares e a importância de prestar atenção a seu descontentamento. Com O fim da classe média, ele amplia sua reflexão para um escopo internacional: Brexit, as eleições de Trump e Bolsonaro e a ascensão do Vox na Espanha refletem o caráter global do fenômeno.

Crises de representação política, atomização de movimentos sociais e gentrificação das cidades são alguns dos sinais de esgotamento de um modelo que não constrói mais sociedades. Guilluy sustenta que, ao ser confrontadas com a deserção da burguesia, tensões e paranoias identitárias, as classes populares resistem, tentando preservar seu capital social e cultural. Todavia, sem poder econômico ou representação política, exercem pressão sobre o grupo que o autor denomina ”mundo de cima“, que, na defensiva, entra em declínio geográfico e cultural.

Com O fim da classe média, o leitor compreenderá que a onda populista que atravessa o mundo ocidental, das urnas às ruas, é apenas a parte visível de um soft power exercido pelas classes populares que pretendem forçar o mundo de cima a se unir ao movimento real da sociedade, sob pena de desaparecer.

Dados

Título original: No Society

ISBN: 9788501118530

Idioma: Português

Encadernação: Brochura

Formato: 15 x 23

Páginas: 154

Ano de edição: 2020

Edição:

Participantes

Autor: Christophe Guilluy

Tradutor: Alessandra Bonrruquer

Mais vendidos em Humanidades