SISTEMA TRIBUTARIO NACIONAL: JUSTIÇA FISCAL E A ECONOMIA COMPORTAMENTAL - 1ªED.(2018) - Kristian Rodrigo Pscheidt - Livro

SISTEMA TRIBUTARIO NACIONAL: JUSTIÇA FISCAL E A ECONOMIA COMPORTAMENTAL - 1ªED.(2018)

Autor: Kristian Rodrigo Pscheidt
Editora: Lumen Juris

Postagem: Até 16 dias úteis.
Não consta em nossos estoques.
Será comprado após checagem prévia de disponibilidade.

R$ 110,00

em até 3x sem juros

Entrega = postagem + transporte, pesquise para seu CEP:

Sinopse

A finalidade última do Direito é preservar a Justiça. É nesse sentido que deve estar estruturado o Sistema Tributário Nacional, colocando em evidência o princípio da igualdade, entendido como expressão máxima da justiça em matéria tributária. Concretiza-se por meio do princípio da capacidade contributiva, que deve ter um conceito amplo e central. Assim é que se perfaz a Justiça Fiscal.
Porém, analisando-se a realidade da tributação, constata-se uma série de desconcertos, especialmente a regressividade do sistema em razão dos tributos indiretos. A violação à seletividade, progressividade, a concessão de privilégios fiscais, a quebra da confiança, entre outros elementos, auxilia em grande medida a colocar o Brasil como destaque mundial na questão da desigualdade de renda/social.
Uma justificativa plausível desses desconcertos surge na ótica da Economia Comportamental, que expõe os reais motivos da perpetuidade da tributação regressiva no Brasil. E, conhecendo o comportamento do ser humano, cabe ao Estado introduzir medidas que visem mitigar as limitações naturais do Homem, especialmente em matéria tributária, sempre pautado pela busca da redução da desigualdade social.

Dados

ISBN: 9788551907177

Segmento Específico: Direito Tributario

Idioma: Português

Encadernação: Brochura

Formato: 16 x 23

Páginas: 372

Ano de edição: 2018

Edição:

Mais vendidos em Humanidades